Você certamente já deve ter visto ou ouvido algo sobre Parkour que lhe despertou interesse, no entanto, pode ser que ainda tenha uma visão equivocada do Parkour, por isso o conceito a seguir é de extrema importância para quem quer seguir esta prática de acordo com seus princípios.
Antes do conceito, já adianto que se o que te atraiu foram as acrobacias, giros ou outros movimentos que priorizem a estética, a prática do Parkour não é a ideal para este seguimento circense. Embora muitos praticantes executem esse tipo de movimento, os giros e outras acrobacias é um treinamento à parte que proporcionam maior controle corporal, capacidade de concentração, entre outros benefícios que um atleta desse segmento possa adquirir.
"...quando você vê um macaco ou um puma atravessando um rio você diz "nossa, é lindo!", mas quando ele atravessa o rio, não quer ser bonito, ele quer atravessá-lo, de acordo com suas próprias habilidades físicas".(David Belle)
O Conceito:
Parkour (adaptado do termo francês "Parcours Du Combattant” (Percurso de obstáculo) atividade física que consiste em aprimorar os meios de locomoção corporal, priorizando a rapidez, a fluidez e a objetividade. Seu treinamento em princípio destina-se ao bem comum e da coletividade, caracterizado pela não competição e forte desejo de estar apto a lidar com eventuais situações de emergência.
Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses. http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour
A essência do Parkour está no seu próprio nome, que significa Percurso. Logo, todos os movimentos de um Traceur/euse (feminino) devem ser em função do percurso. Ou seja, o praticante imagina o percurso e o executa com presteza, de modo que o conclua no menor tempo e desgaste possível, utilizando apenas o próprio corpo como ferramenta.
Para compreender o Parkour é extremamente necessário ter noção de seus fundamentos, que estão intrissicamente ligados às suas origens (Método Natural, Georges Hebert, Raymond Belle, David Belle e outros). Para melhor entender o Parkour acesse http://www.parkour.pt/site/artigos/parkour/pt_index.html .
Links relacionados:
O que é Parkour para David Belle
Podkast com K_Episódio I: Parkour para Iniciantes
Podkast com K_Episódio II: O que é Parkour?
Nenhum comentário:
Postar um comentário